Convenção Estudantil Imaculado Coração de Maria

 

"Fala com sabedoria, ensina com amor" (Cf. Pr31,26)

     A partir do tema da Campanha da Fraternidade deste ano, a Educação ganhou destaque em nossas reflexões dentro e fora de sala de aula quando pensada para além da alfabetização. Responsável pela formação do indivíduo em suas competências e habilidades, principalmente na forma de perceber o mundo e a si mesmo, a educação se apresenta como parte fundante para a composição do sujeito autônomo e comprometido, livre e responsável, cidadão e autocrítico de suas próprias atitudes.

 

     Com base nisso, o Colégio Imaculado Coração de Maria inaugura o seu mais colaborativo projeto, através da participação ativa dos alunos do Ensino Fundamental Anos finais (6° ao 9°ano) e Ensino Médio, a desenhar a Primeira CONVENÇÃO ESTUDANTIL de nossa escola. Nesta festa do diálogo e da cooperação, saudaremos a cumplicidade e a interação entre os membros da escola, composta pelo corpo gestor e seus alunos. 

 

     Para tanto, nesta CONVENÇÃO ESTUDANTIL 2022 serão abordados temas pertinentes aos tempos modernos, como condutas, disciplina dentro e fora de sala, relação consigo e com o outro, uso de mídias e celulares, dentre outros assuntos. A natureza de uma convenção é tornar a relação mais participativa, elaborando acordos entre as partes. Se outrora a instituição redigia o Manual do Aluno e o Regimento Interno de maneira unilateral, hoje, a escola promove a adequação desses documentos de maneira bilateral, em nome da participação ativa-responsável dos seus alunos. 

 

     Com votações por temas, o Coração de Maria se abre a um novo tempo formativo oferecendo aos seus alunos um protagonismo diferenciado e comprometido com a realidade em que vivem. 

 

     São, portanto, chamados a amadurecer, acompanhados por quem ama formá-los para um mundo, com certeza melhor, por tê-los como seus cidadãos.

 

Susete Parreira

Diretora Educacional

Colégio Imaculado Coração de Maria - 2022 - Todos os direitos reservados
Rua Aristides Caire 141 - Méier - Rio de Janeiro - RJ | Tel. (21) 3032-8131